segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

II Congresso História Contemporânea: Universidade de Évora 16 – 18 Maio 2013



Para a edição de 2013 a Rede de História Contemporânea realiza uma call for papers tematicamente aberta a todos investigadores. Esta pretende assumir publicamente uma expressão significativa da dinâmica de investigação, nas várias agendas de História Contemporânea, tendo como atores principais docentes/ investigadores, doutorados/ pós-docs e, sobretudo, doutorandos.

O Congresso inicia-se com a conferência de abertura, a cargo do Professor Doutor Boaventura Sousa Santos (CES-UC). Ponto de partida para um debate centrado no tema «História e Ciências Sociais: desafios transdisciplinares da História Contemporânea», com a participação de José Manuel Sobral (ICS-UL), Augusto Santos Silva (FEP-UP), Irene Vaquinhas (FL-UC), Fernando Catroga (FL-UC), e Fernando Rosas (FCSH-UNL) como comentador/moderador.

À Comissão Científica cabe o papel de arbitragem científica das propostas recebidas para as diferentes áreas de História Contemporânea.

Comissão Científica:
Fernanda Rollo (IHC)
Hélder Adegar Fonseca (U.Évora)
Jaime Reis (ICS-UL)
Jorge Alves (CITCEM-Porto)
José Pedro Sousa Dias (CEHFCi)
Manuela Tavares Ribeiro (Ceis20)
Maria João Vaz (CEHCP)
Nuno Estêvão Ferreira (CEHR-UCP)
Nuno Valério (GHES)
Sérgio Campos Matos (FL-UL)
Viriato Capela (CITCEM-Minho)

À semelhança do que aconteceu no I Congresso, realizado em Lisboa em Maio de 2012, prevê-se uma ampla e diversificada participação de comunicantes, constituindo um fórum público de debate (inter) disciplinar nas linhas de investigação de História Contemporânea.

As propostas de comunicações deverão ser acompanhadas de um resumo no máximo de 500 palavras (incluindo até 4 palavras-chave, com a indicação do objecto, objectivos, enfoque teórico e sustentação empírica) e de um breve CV (limite de 200 palavras) do seu autor ou, no caso de serem vários, do autor principal. O prazo de submissão de propostas decorre até 31 de Janeiro de 2013, devendo estas ser enviadas para o mail: congressohc2013@gmail.com

As comunicações serão seleccionadas até 15 de Março de 2013 e o texto completo (máximo de 7.500 palavras, incluindo notas) deverá ser entregue até 30 de Abril de 2013, de modo a ficar disponível na página do Congresso.

Datas importantes:
Submissão de propostas: 30.11.2012 a 31.01.2013
Selecção Propostas: 15.03.2013
Envio de textos integrais: 30.04.2013

Nota: Haverá pagamento simbólico para todos os participantes e comunicantes: 20 euros; estudantes 5 euros. Mais informações sobre isto em breve.